Por que investir em terapia melhora carreira e família?
A saúde mental é a base para o equilíbrio em todas as áreas da vida. Psicoterapia não é um luxo, mas um investimento essencial para cuidar de si e das relações que são importantes.
Podemos então começar nos perguntando: “como investir no cuidado com a sua mente (que é o motor que te move ou te paralisa) pode não melhorar a carreira, suas relações familiares ou diferentes aspectos da sua vida?”
Se você conseguir me responder, bom, então provavelmente o que você entende por melhorar esteja mais vinculado a dor e sofrimento do que a bem estar e prazer. A sua mente é a terra de onde tudo que existe na sua vida vai germinar, cuidar do solo é muito mais eficiente do que reclamar das frutas podres, não é mesmo? Entenda a psicoterapia como o movimento de cuidar, regar, fertilizar e arar a sua mente, com o tempo, os frutos serão visíveis.
Não é surpresa para ninguém (ou esperamos que não seja) que ninguém vai viver a sua vida por você, certo? Sendo assim, quem você é na sua família, na sua carreira, no cuidado com seu corpo, influencia toda a sua vida, a única peça ao longo de toda a existência do seu jogo que não vai mudar nunca, é você, sua identidade, sua mente. Desta forma, que sentido faz investir e cuidar de tudo ao seu redor, sem cuidar de você mesmo?
Mesmo que não percebamos, as nossas dinâmicas inconscientes que estruturam a nossa personalidade nos dirigem em todas as áreas da nossa vida, entrar em contato com isto, com nossos padrões repetitivos, impulsos que motivam escolhas, pode ser a chave para estarmos mais alinhados entre desejo e realização.
No trabalho, entender nossas emoções nos ajuda a tomar decisões mais conscientes e a lidar melhor com os desafios. Na família, o autoconhecimento contribui para relações mais empáticas e livres de padrões nocivos.
A psicanálise, com suas reflexões sobre vínculos (Winnicott) e desenvolvimento emocional (Bion), oferece ferramentas para enfrentar os desafios da vida moderna com mais resiliência.